Sintese de Acido e Base
Há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, diz-se que ele sofreu uma transformação química (reação química). Caso contrário trata-se de uma transformação física. Em uma transformação química, as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos.
As reações podem ser classificadas em síntese, decomposição, simples troca ou dupla troca. Sendo nesta prática estudada apenas as reações de síntese, que ocorrem quando duas ou mais substâncias reagem formando uma única substância. Para que isso aconteça os reagentes não precisam ser necessariamente substâncias simples (Fe, S, H2, O2), podendo também ser substâncias compostas (CO2, H2O), mas, em todas elas o produto é um composto ‘menos simples’ que as que o originaram.
Sínteses podem ocorrer com óxidos - compostos binários em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo – o que facilita na determinação de sua classificação: se o óxido em questão reagir com a água produzindo um ácido, ou com uma base produzindo sal e água, este será classificado como um óxido ácido, no entanto se reagir com a água formando uma base, ou com um ácido produzindo sal e areia, este será classificado com um óxido básico. Tendo isso em mente, o objetivo desta prática é sintetizar um óxido ácido e um óxido básico, e identificar o caráter destes quando reagem com a água.
Propriedades físico-químicas dos compostos
Enxofre: o produto é um sólido inflamável. Possui baixa toxidade. O pó de enxofre pode irritar a membrana mucosa do trato respiratório e olhos. O enxofre apresenta a propriedade conhecida como alotropia, isto é, pode cristalizar-se de maneiras diferentes. A forma alotrópica mais estável à temperatura ambiente é o enxofre ortorrômbico (Sα), devido à sua