Juros simples e compostos
Módulo: 2
Atividade: Exercícios
Título: A diferença entre juros simples e compostos
Aluno: José Manoel Vieira Junior
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 298
Introdução
As taxas de juros são ferramentas que movimentam e alteram as atividades econômicas e financeiras, sejam na forma simples ou composta. Elas imprimem um ritmo de perda ou ganho para quem investe ou empresta recursos para uma ou outra aplicação ou transação. Apesar da similaridade em provocar impactos, as taxas simples e compostas têm como principal diferença o peso que esse impacto causa, seja para benefício ou decadência das partes envolvidas.
Justificativa
Este trabalho pretende apresentar as principais diferenças entre as aplicações financeiras de juros compostos e simples, com o objetivo de exemplificar e elucidar as melhores, mais eficazes e eficientes formas de investimento para o cotidiano de investidores de pequeno e médio porte.
Desenvolvimento
Juros, eles sempre impactam as atividades econômicas e financeiras de um indivíduo, empresa ou sociedade. Segundo o site O Economista (2009)1,, “Juro é a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve pagar ao proprietário do capital emprestado”. Nesse sentido, os juros podem representar ganho ou perda de recurso de acordo com o lado em que o indivíduo está na transação financeira: se empresta, pode ganhar dinheiro com o tempo, se toma emprestado, pagará por utilizar um dinheiro que, naquele momento, não lhe pertence.
Os juros podem ser definidos em duas formas: simples e compostos. Independentemente da forma que eles se aplicam, as duas maneiras impactam sobre as decisões e aplicações financeiras. O que difere uma da outra é a maneira como essa cobrança será feita e a força que o impacto irá produzir sobre o lado financeiro tanto de quem empresta como de quem toma emprestado.
Juros Simples
Os Juros Simples são pagos apenas sobre o Valor do Principal (ou montante) do