Sintese da DIvina Comédia
Divina comédia é um poema narrativo feito por Dante Alighieri, sua obra pode ser encontrada dividida em três dois ou até apenas em uma parte. Durante sua obra ele descreve sua trajetória pelo inferno, purgatório e paraíso.
Inferno: Dante se encontra em uma floresta escura e vê que seu único modo de sair dali é subindo a montanha logo a sua frente, porém, é impedido por três feras: leopardo, um leão e uma loba. Dante se ver sem saída quando é surpreendido pelo espirito de Virgílio que lhe da a oportunidade de lá pelo inferno, como Dante não tem outra alternativa aceita a proposta de Virgílio e os dois adentram ao inferno. Dante descreve o inferno como um cone de cabeça para baixo com oito círculo. Primeiro circulo luxuria lascivos, segundo circulo gula gulosos, terceiro círculo ganância acumuladores esbanjadores, quarto circulo ira irados rabugentos e preguiçosos, quinto círculo heresia hereges e falos profetas, sexto circulo violência agiotas sodomitas, sétimo circulo conselheiros mentirosos falsificadores de palavras, oitavo circulo traição.
Purgatório: Virgílio e Dante conseguem sair do inferno e se deparam com uma montanha muito alta, na base dessa montanha se encontra o ante – purgatório onde estão pessoas que se arrependeram tardiamente, esperando oportunidade de entrar no purgatório. Na segunda parte do purgatório onde eles sobem 7 terraços onde cada terraço era excomungado os pecados. Ao fim da jornada pelo purgatório Dante se despede de Virgílio segue na companhia de outra pessoa para o paraíso.
Paraíso: No paraíso Dante já não tem mas a companhia de Virgílio mas sim de Beatriz um grande amor de infância. Na obra de Dante o paraíso é dividido em duas partes: material e uma espiritual. No céu material é normal estrelas, planetas, etc. Guiado por Beatriz Dante passa por vários céu. No céu cristalino Dante encontra a verdadeira compreensão espiritual, onde ele encontra os noves círculos angélicos, concêntricos. Lá, ao receber