Projeto Newsletter
INTRODUÇÃO
A comunicação é a base das relações sociais humanas, portanto, indispensável. Segundo, Bahkitin (1997, p. 290) ela se dá por meio de enunciados que são relativamente estáveis dentro de sua esfera de utilização, os quais são chamados gêneros discursivos. Levando em consideração a necessidade de se apropriar dos gêneros textuais achamos relevante trabalhar com os alunos o jornal, pois este abrange diversas formas discursivas.
Desse modo, os gêneros textuais, são objetos da aprendizagem linguística, os letramentos múltiplos (conhecer as fases da produção do jornal, a estrutura do jornal e todos os gêneros que o compõem.). A relação entre gênero textual, evento e a prática de letramento é muito plausível e articulável de diversos modos.
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância da globalização reconhecemos a necessidade de estar conectados com os acontecimentos mundiais, através de várias mídias, com maior enfoque ao gênero textual jornal impresso e online. Bakhtin (1997, p. 282) diz que não nos comunicamos apenas com a fala, falamos e escrevemos por meio de gêneros do discurso que fazem parte do nosso dia a dia, os quais são usados inconscientemente por nossos alunos, ou seja, quase da mesma forma como usam a língua materna, dominando-os livremente.
OBJETIVOS GERAIS
Formar indivíduos capazes de refletir através da leitura e escrita nas várias situações disponíveis na nossa sociedade. Também é objetivo dessa ação desenvolver as seguintes habilidades levando em consideração o Currículo do Estado de São Paulo (2012):
Ler, compreender, analisar e refletir acerca das possibilidades do uso da linguagem nos diferentes meios de comunicação;
Utilizar conhecimento de língua e de gênero para participar do projeto de montagem de jornal;
Capacidade de identificar diferentes textos publicados em jornais, reconhecendo as características de uma reportagem e identificando as ideias centrais;
Saber utilizar