Dante Alighieri
Dante Alighieri, o poeta que definiu e estruturou o idioma italiano moderno, teve grande amor por sua terra natal, mas foi exilado. O poeta que entrou para historia, sem preferências definidas lutou por exércitos opostos porem com o mesmo objetivo. Teve um amor platônico que nunca pode declarar. iremos relata a vida e a obra de um poeta que marcou seu tempo, e considerados por muitos a maior influencia de poetas consagrados. Dante não tardou em verificar a divergência que havia em sua época entre a teoria e a prática, se colocando entre os precursores da concepção materialista da história.
Dante Alighieri (Florença, 1º de junho de 1265 — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321) foi um escritor, poeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, Sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica à consciência literária ocidental. Foi muito mais do que literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Comédia (A Divina Comédia), o grande poema de Dante, que é uma das obras-primas da literatura universal e um dos pontos mais altos atingidos pelo espírito humano. A Comédia se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época. Não há registro oficial da data de nascimento de Dante. Ele informa ter nascido sob o signo de Gêmeos, entre fim de maio e meados de junho. A referência mais