Sintese Bruner
Jerome Bruner, concebe um conceito de aprendizado, que auxilio o professor a melhor expor sua matéria e até mesma a sua linguagem, para a compreensão do aprendiz;A teoria de Bruner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforço.
Motivação
Especifica as condições que predispõem um indivíduo para a aprendizagem.
Bruner insiste que só através da motivação intrínseca se sustém a vontade de aprender, contudo não põe de parte a noção de reforço ou recompensa externa em que acredita que pode ser importante para iniciar determinadas acções ou assegurar que estas sejam repetidas.
Bruner preocupa-se mais com a motivação intrínseca do que com o que lhe parece ser um efeito transitório da motivação externa.
Talvez o melhor exemplo da motivação intrínseca seja o da curiosidade, porque todos nós nascemos equipados com o impulso da curiosidade; outra motivação inata é o impulso para adquirir competência e finalmente, Bruner lista a reciprocidade como uma motivação inerente às espécies. De acordo com ele, as motivações intrínsecas são em si próprias recompensadoras e por isso auto-suficientes.
Dado que a aprendizagem e a resolução de problemas exigem a exploração de alternativas, esta constitui o fulcro do problema e é crítico na criação de uma predisposição, de uma motivação para a aprendizagem a longo prazo.
A exploração de alternativas envolve três fases: activação, manutenção e direcção.
Ativação
As crianças precisam de experimentar um certo grau de incerteza para atuarem a exploração, para poderem iniciar.
Manutenção
Uma vez ativada, a exploração terá de ser mantida. Isto envolve assegurar à criança que a exploração não constituirá uma experiência perigosa ou dolorosa.
Direção
A direção da exploração é em função de dois factores: conhecer o objectivo e saber que a exploração de alternativas é relevante para alcançar o objectivo.
Deste modo, o 1º Principio de Bruner indica que as crianças