Trabalho de psicologia
Trabalho de Psicologia
ATPS
Aluna: Larissa Murarolli Moraes
Profº: Simone Schneider Denzin
Setembro
2012
Bruner
Jerome Seymour Bruner nasceu em New York, no ano de 1915. Doutorou-se em Psicologia, em 1941, na Harvard University, após ter concluído, em 1937, a licenciatura na Duke University. Foi, durante muitos anos, professor na Harvard University. Ensinou e fez investigação, também, na New School for Social Research.
Possui doutoramentos “honoris causa” pelas Universidades de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma, entre outras. É membro da Society for Researchin Child Development e da American Psychological Association. Possui uma obra muito diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia. Embora Bruner seja um psicólogo por formação e tenha dedicado grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reforma curricular, ocorrido nos EUA, na década de 60.
Um dos melhores psicólogos e influentes do século 20.
Foi uma das figuras-chave no chamado “revolução cognitiva”, mas seu maior destaque foi no campo da educação. Publicou livros como: O processo de Educação e Rumo a uma teoria de instrução.
Porém, recentemente tem vindo a ser critico da “revolução cognitiva” e tem olhado para a construção de uma psicologia cultural.
Trabalhou sobre as formas em que as necessidades, motivações e expectativas influenciam a percepção ou (set mental).
Tinha uma preocupação com a psicologia cognitiva que levou – o a um interesse particular no desenvolvimento cognitivo das crianças, desenvolveu uma teoria de crescimento cognitivo.
Para Bruner o crescimento cognitivo deve – se aos fatores ambientais e vivenciais.
O processo de educação foi um texto de referencia que teve impacto direto