Trabalho de Demografia Estado Parana 2010
As disponibilidades dos resultados do Senso Demográfico de 2010, das informações sobre os óbitos provenientes das pesquisas da Estatística dos Registros Civil ambos realizados pelo IBGE, e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde para o ano de 2010, possibilitou a construção de Tábuas de Mortalidade por sexo e idade para o estado do Paraná, tendo como data referencia o ano de 2010.Com o intuito de enriquecer as análises, os indicadores de mortalidade oriundos destas Tábuas, são comparadas com as das Tábuas de 2000, de forma para obtermos das mudanças nos níveis e padrões de mortalidade neste período de 10 anos.
Inicialmente são apresentados os dados básicos (distribuição de óbitos por sexo e grupo de idade), os mesmos sevem para calcular :a taxa de crescimento populacional entre os anos 2000 e 2010; a média populacional entre esses dois períodos; e as taxas especificas de mortalidade estratificada por faixa etária e sexo. Portanto, todos esses passos são fundamentais para a construção da Tabua de morte para fim de estimar a esperança de vida. A esperança de vida é o número médio de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantidas, desde o seu nascimento, as taxas de mortalidade observadas no ano de observação. Este indicador é um instrumento social importante para medir indices de qualidade de vida de um país tal como saude, educaçao, criminalidade e outros fatores que corroboram com o bem estar social.
1. TAXAS BRUTAS DE MORTALIDADE :
A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos registrados, em média por mil habitantes, numa dada região num período de tempo.Taxa de mortalidade é um coeficiente utilizado na medição do número de mortes.
Sua fórmula para calcular:
TBM = número de óbitos / população no meio do ano
QUADRO A: Taxa Bruta de Mortalidade do estado do Paraná :
Taxa de Bruta de Mortalidade da População dos anos de