Extra O De Areia C Pia
O objetivo deste estudo é analisar a Extração de Areia desde a fase de implantação, onde ocorre a legalização do empreendimento minerário. Até os impactos ambientais causados por esta atividade.
A Extração de Areia é de grande importância para o desenvolvimento social, mas ao mesmo tempo é responsável por impactos ambientais negativos, alguns inclusive irreversíveis.
Chama-se atenção para quantidade de artigos relacionados aos impactos causados pela Extração de Areia. Por envolver maior volume de informações acerca destes problemas ambientais, os dados obtidos desta atividade econômica em relação ao processo de lavra são mais escassos.
2 AREIA
A areia é um material finamente granular de partículas sedimentares entre 00625 (16/01) mm e 2mm de diâmetro, formada por fragmentos de rochas e minerais.
A composição da areia é altamente variável, formada principalmente por sílica (dióxido de silício, ou SiO 2) geralmente na forma de quartzo, mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros.
E em função dessa variedade, tem aplicações, também variadas. Quase todos minerais de grande resistência física e estabilidade química.
2.1 Formação da Areia
A areia é substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, onde foram convertidas em granito. A areia é produto da desintegração mecânica através de agentes exteriores sobre rochas, que emergiram. O vento, a água, as geadas, a vegetação entre outros, provocam nas rochas erosão e desgaste ao longo do tempo, transformando-as em pedregulhos e areias, solos de partículas grossas, siltes partículas intermediárias e por último, as argilas, que são as partículas finas e formadas normalmente, pela decomposição química.