SINTESE BIOGRAFIA RUBEM ALVES
Pedagogo, poeta, filósofo, teólogo e acadêmico, Rubem Alves nasceu no dia 15 de Setembro de 1933 na cidade de Dores da Boa Esperança, localizada no sul de Minas Gerais.
Rubem teve uma vida simples em Minas com sua família até 1945, quando a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Já em nova cidade o menino sofria com as chacotas dos amigos por conta do sotaque mineiro. Rubem ficou solitário, sem amigos, buscando refúgio na religião, “Religião é um bom refúgio para os marginalizados.”
Depois de concluir o seminário, Rubem torna-se pastor de uma cidade de Minas e se casa com Lídia Nopper e tem três filhos.
Em 1963, Rubem viaja para Nova York para fazer uma pós-graduação. Em 1964 o golpe militar o surpreende nas vésperas de concluir o mestrado. Rubem defendia a tese “A Theological Interpretation of the Meaning of the Revolution in Brazil.”
Rubem deixa sua mulher e filhos, pois foi listado injustamente entre pastores procurados por militares, viveu sobre o medo intenso da ditadura.
Pouco tempo depois Rubem foi convidado por uma igreja presbiteriana junto com o presidente do seminário teológico de Princeton, para fazer um doutorado. O êxito durou até 1968.
Com seu doutorado concluído, Rubem retorna ao Brasil e em 1969 na faculdade de filosofia de Rio Claro começa a trabalhar, permanecendo até 1974. No mesmo ano Rubem ingressa no instituto de Filosofia na UNICAMP, onde fez uma carreira acadêmica longa, se aposentando na década de 1990.
Com uma vasta obra contando com mais de 120 títulos, Rubem Alves é um dos mais célebres da língua portuguesa.
O autor é membro da Academia Campinense de letras, professor-emérito da Unicamp e cidadão-honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.
Rubem Alves morou em Campinas por várias décadas e faleceu na mesma cidade por falência múltipla dos órgãos aos 80 anos, em 19 de julho de 2014.
O autor tem uma