Trabalho Sobre O Livro E Filme
Paulo Freire visa preparar um processo de ensino-aprendizado, se preocupando em formar um cidadão com autonomia para viver e compreender a sociedade, podendo ainda transformar a sociedade com seu olhar crítico diante dela. O autor ressalta a importância de o educador praticar aquilo que fala, ensina para seus educando, isso reforça e valoriza o conteúdo ensinado. Paulo Freire nos mostra a importância do ouvir, aceitar ou negar, se necessário uma nova indagação, pois no processo ensino- aprendizado, ambos os lados ensinam e aprendem juntos. Paulo Freire ressalta a importância de o educando estar aprimorando seu processo de ensino a cada prática, ou cada experiência de aula. O autor passa a importância de o educador assumir seu papel de um ser transformador da sociedade, de uma figura a qual muitos irão se lembrar mais tarde em suas vidas, e será referência para suas ações na sociedade.
2 - Como o trecho lido sinaliza (ou justifica) o título do livro(“Pedagogia da Autonomia”)?
Paulo Freire em sua obra ensina o educador a agir com liberdade e autonomia no processo de ensino. Dentro de suas orientações, ele permite que o educador tenha liberdade para desenvolver seu próprio processo de ensino e aprimorá-lo. Por outro lado o autor mostra que tudo isso reflete no fruto do aprendizado, quanto mais critico e criativo o educando ficar, mais mais critico e criativo será seu aluno, no final, o aluno se tornará um cidadão com autonomia suficiente para viver bem em sua sociedade.
3- Descreva dois exemplos sobre como o trecho lido de Paulo Freire pode ser identificado no filme “Escritores da Liberdade”,assistido em sala.
Paulo Freire propõe a discussão da realidade em que vivem os alunos em sala, discutir sobre os problemas que os alunos enfrentam na região onde moram. No filme e professora Gruwell faz isso de uma forma muito exemplar quando ela traça uma linha no meio da sala, e