saude coletiva SUSs
RA 9821470042
A percepção Social do Sus no Brasil
I - Introdução
Esta introdução apresenta a percepção social do SUS no Brasil do Sistema Único de Saúde (SUS), constituído por três principios .diretrizes da universalidade,Equidade,Integralidade, descentralizaçao, hierarquização e participaçao,tanto na sua compreensão quanto na sua realização e estratégica, batizaram esta avaliação. o desenvolvimento do sistema único de saúde foi discutido pelo IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ) sobre a percepçao do sus no Brasil.
A percepção de cada individuo em relação ao sistema único de saúde no Brasil,o Sus,é bastante ampla e variável de uma pessoa para outra.Independente se a visão sobre o sus de cada um é negativa ou não,todas são importantes e devem ser analisadas cuidadosamente.
O sistema de saúde adotado no Brasil atualmente,prioriza como objetivos principais o atendimento as pessoas, a preservação da saúde, e o gerenciamento da mesma, além de analisar fatores voltados a saúdeno país.Sendo assim,a importância e a relevância desse sistema é de extremo interesse social e também politico.
De maneira planejada e organizada o sistema único de saúde possui diretrizes,preocupando-se em fazer a população mais participativa nos aspectos de saúde e que envolvam o proprio SUS.O aperfeiçoamento das formas a se trata da saúde ,bem como, por meios tecnologicos e mão de obra qualificada, fazem parte dos principios de um bom sistema de saúde.
A lei do sus 8.080-90 a lei do sus trata de todas as prestações de assistência a saúde tanto faz se for pessoa fisica, juridica,pela iniciativa privada ou poder publico.
II - DESENVOLVIMENTO
Os princípios dautrinarios do sus tem como a universalidade o acesso aos serviços de saúde para todos,em todos os níveis de assistência.Não há obrigatoridade em ser trabalhador para ter acesso aos serviços oferecidos