Fichamento De A Pr Tica Da Prepara O F Sica

2069 palavras 9 páginas
DANTAS, Estélio H. M. A prática da preparação física. Shape, 5ª ed. Capítulo 2 – Princípios Científicos do Treinamento Desportivo, p. 47-60. Rio de Janeiro, 2003.

P. 47 “São seis, portanto, os princípios científicos do treinamento desportivo: Princípio da individualidade biológica, princípio da adaptação, princípio da sobrecarga, princípio da continuidade, princípio da interdependência volume-intensidade e princípio da especificidade.” “Estes seis princípios são a pedra angular da preparação física. Uma vez bem assimilados, permitem que o preparador crie seus próprios métodos e técnicas de preparação, baseados nos processos já existentes.”
2.1 PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA “O indivíduo deverá ser sempre considerado como a junção do genótipo e do fenótipo, dando origem ao somatório das especificidades que o caraterização. [...] deve-se entender o genótipo como a carga genética transmitida à pessoa e que determinará preponderantemente diversos fatores; O fenótipo, enfeixando tudo o que é acrescido ou somado ao indivíduo a partir do nascimento, será responsável por outras características.” “’[...] as proporções entre as fibras do tipo I e do tipo II parecem ser de significado genético [...] as proporções entre as fibras de diferentes subgrupos dentro da família do tipo II podem variar em épocas diferentes em um mesmo indivíduo’.” “Para facilitar a compreensão do assunto, pode-se dizer que os potenciais são determinados geneticamente, e que as capacidades ou habilidades expressas são decorrentes do fenótipo.”
P. 48 “Quando o grupo de atletas for pouco numeroso, deve-se, em atenção ao princípio da individualidade biológica, executar um treinamento personalizado com cada um deles. Se, no entanto, houver um grande número para ser treinado, forçosamente ter-se-á que subdividi-los em grupos os mais homogêneos possíveis.” “O conhecimento da individualidade biológica do

Relacionados

  • O relatório
    44554 palavras | 179 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas