A escola é de extrema importância para a sociedade
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Geografia e Cartografia
Disciplina: Introdução ao Ensino de Geografia
Docente: Adolfo Oliveira Neto
Discente: Ana Paula Sousa da Rocha. 13190002701
ESTUDO DIRIGIDO
A escola é de extrema importância para a sociedade, pois, ajuda no processo de formação do indivíduo. Infelizmente ainda hoje a sua avaliação é por meio de notas, uma avaliação quantitativa do coletivo. Avalia-se o indivíduo através de provas com caráter sistemático e acrítico, tendo apenas uma visão limitada do conhecimento. Assim ela molda o aluno para que ele possa vender comodamente sua força de trabalho para o governo, tornando-se um cidadão conformado com sua condição. Mas ainda há esperança. Vemos isso quando Rubens Alves descreve a Escola da Ponte como sendo uma escola que não visa à reprodução do conhecimento, pelo contrario, instiga o aluno a pensar, conhecer. Trata-se de crianças, e crianças tem uma curiosidade natural. Logo a Escola da Ponte usa da Nova Pedagogia, visando o potencial de cada indivíduo.
‘’No princípio da vida, quando a memória e a imaginação são ainda inativas, a criança só presta atenção àquilo que afeta seus sentidos no momento; sendo suas sensações o primeiro material de seus conhecimentos, oferecer-lhas numa ordem conveniente é preparar sua memória a oferecer-lhas um dia na mesma ordem e seu entendimento, mas como ela só presta atenção a suas sensações, basta primeiramente mostrar-lhe bem distintamente a ligação dessas sensações com objetos que as provocam’’ (ROUSSEAU 1979:44)
A Pedagogia Tradicional tem sido um método utilizado pela escola desde o período colonial e a geografia é uma grande aliada desde implantada como disciplina escolar. Essa interação utiliza de metodologia reprodutora, baseada na memorização dos exercícios. A geografia escolar é inclinada pela preferência a geografia física, uma geografia meramente descritiva, quantitativa que trata dos