Desenvolvimento Economico e Social
DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO SOCIAL
PRESPECTIVA HOSTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO SOCIAL
Quando se iniciou o século XX, chegara a fim o mundo injusto mais estável no século XXI. O século XX já foi chamado a “ Era dos extremos ” contradições, esperanças, frustrações e inimagináveis realizações. Foi o século de espantosas descobertas, a lua, o mundo dos mares, e as galáxias propriamente, o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. Das certezas do cientismo, passa se a apreciação do aleatório, do incerto e do infinitamente complexo.
No século XXI, inicia se em flecha a era da Globalização, da Economia, do Conhecimento, da Tecnologia e também da necessidade da gestão global do planeta, única maneira de fazer face aos problemas globais com que esta se defronta.
As transformações da actualidade ocorrem num mundo dilacerado por disparidades ricos e pobres, no qual a expansão das instituições modernas provoca todo o género de contra tendências e influências, tais como o fundamentalismo religioso ou formas de tradicionalismo reactivo.
Neste novo século, o mundo em que evoluímos abandonou muito de suas rigidez das suas certezas mas, nem todas as perspectivas são calamitosas. A mundialização cria riquezas e muitas oportunidades em todo planeta, e a difusão de novos meios de comunicação proporciona o melhoramento do nível de edução, formação e conhecimento ao alcance de todos.
A integração global forma uma interligação entre os países isto é em termos económicos diminuindo directa ou indirectamente o espaço entre as pessoas e os países de forma radical. Através do aumento da actividade comercial, da expansão tecnológica e do investimento globalizado o mundo todo fica ligado em uma tea global com tendências a funcionar como um sistema só.
O grande desafio da globalização é moldar um futuro seguro numa concepção democrática centrada nas sociedades e que combina a