Laboratorio 2
Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação
(2º Ano - 2º Semestre) 2012/2013
Trabalho de Laboratório nº 2
Portos De Entrada/Saída
Turma EACIn-01
Grupo nº
Numero
Nome
110211001
André Costa
110211037
Bruno Batista
Data:
28 / 03 / 2013
Docente
Rui Antunes
Classificação
Data
Introdução
Neste segundo trabalho de laboratório temos como objectivo de trabalho, a aprendizagem de como utilizar os portos de entrada e de saída, do nosso microprocessador.
Ao utilizar os portos de entrada e saída, vamos ligar um display de sete segmentos ao micro controlador, e visualizar uma contagem numérica no display, de um até nove, e quando contagem ultrapassar e se mantiver superior o número nove, acende somente um led como indicação. Para dar o impulso de contagem, vamos utilizar um botão de hardware, que se encontra ligado a um pino de porto.
Descriçao do Trabalho
A primeira parte a realizar na execução do nosso trabalho, foi a montagem do hardware adicional, relativamente ao trabalho do laboratório anterior.
Começámos pela montagem do display de sete segmentos, e da escolha dos portos para a ligação ao microprocessador. Após a leitura e verificação das funções dos portos do microcontrolador, escolhemos o porto 2 para a ligação do display de sete segmentos
Em seguida procedemos a montagem de um outro botão (hardware), que vai funcionar como uma entrada no nosso microprocessador, que será o pino P 1.4, para efectuar a contagem numérica a ser mostrada no display.
Todas estas ligações de hardware, bem como as ligações que transitaram do trabalho anterior, vão estar disponíveis para melhor visualização, na secção de anexos. Secção que vai inclusivamente contar, com o esquema eléctrico da montagem deste 2º trabalho.
Para fazer a interligação, entre a contagem e a respectiva visualização em display, foi realizada uma programação em C, com o objectivo de obtermos a