Leitura e Produção de texto
Leitura e Produção de Texto
Piracicaba, 2012
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Quando se tem contato visual com as palavras “desenhadas” em um papel, a primeira ideia que se origina à mente é a de que ali se encontra uma expressão humana. Expressão de um sentimento, ideologia, informação, etc., ou seja, as palavras ali representadas abrem uma dialética com o leitor.
Neste sentido a leitura nada mais é do que a captação das ideias do autor exigindo que o leitor vá além da simples interpretação do significado das palavras. Realizar uma leitura é construir um sentido para o que o texto representa.
Para que a compreensão de um determinado texto seja satisfatória, o leitor pode recorrer à estratégias de leitura que, nada mais são do que procedimentos de assimilação de conteúdos. Algumas estratégias podem ser:
Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.
Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê.
Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais.
Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o leitor faz reproduções mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizado através das imagens obtidas através da leitura.
Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Assim, enquanto faz a leitura vai se lembrando do que já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir. Este método causa tranquilidade e conforto.
Questionário –Trata-se de elaborar um questionário sobre a leitura, o qual é respondido pelo próprio leitor, claro.
Resumo – fazer uma síntese do texto à