Sintese 1808
1808
A História começa com uma notícia inesperada para os portugueses além da surpresa da noticia da viagem. O rei tinha o poder absoluto. Criavam leis e faziam elas serem executadas e tinha os juízes como um mero auxiliar de monarca. Com a noticia da viagem, o país ficava sem rumo, pois dependia dele para as decisões a ser tomadas. D. João governada em nome da sua mãe. Ele não era capaz de enfrentar um inimigo que fosse poderoso por nisso decidiu fugir abandonando a Europa.
Foi no começo do século XIX que os reis começaram a enlouquecer. Em 1807, Bonaparte era imperador da França, ele se envolveu em várias guerras sem sim assim quebrando seu governo.
Portugal possuía muita dependência com o Brasil por causa de suas matérias primas produzido para o comercio e importações para a Inglaterra.
Em 1807 na Inglaterra já havia muitas tecnologias, já existia a Revolução industrial e em Portugal ainda não havia nada disso. Portugal não tinha recursos para expandir sua tecnologia e desenvolver seu império. Dependiam de escravos para exploração de minas de ouro e diamante.
Em novembro do mesmo ano, o príncipe partia com sua família em várias navegações com medo das tropas francesas. Foram 3 meses para chegar em Salvador. Logo partiram para o Rio de Janeiro.
Foi em janeiro de 1808 que D. João assinou a carta que concordava com a abertura dos portos para importação dos produtos. Abrir esse porto no Brasil seria necessário já que Lisboa havia sido tomada pelas tropas francesas. Em troca de proteção, D. João libera o acesso dos Ingleses aos portos do Brasil. E assim foram dadas várias autorizações para escolas de artes, medicina, construções de fábricas de uso bélico, mandou abrir estradas e fez fortificações
Já no Rio de Janeiro a corte portuguesa se deu conta da expansão populacional que havia acontecido, a quantidade de escravos havia crescido, as rotas de comércio também. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro