estrutura
N 6, ano 3, abril/2008 – ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br o Síntese da evolução das representações gráficas e a História da animação gráfica do cinema digital
René Gomes Rodrigues Jarcem
Faculdade Ciências Humanas ESUDA
Resumo:
A primeira parte deste artigo é uma síntese sobre as representações gráficas. O estudo foi um sub-capítulo do trabalho de graduação deste autor na área de Arquitetura & Urbanismo. Essa síntese fora importante para descobrir quais perspectivas eram usadas e como surgiram. Dentre as perspectivas uma que se sobressaiu no Ocidente foi a perspectiva cônica que é usada por artistas, designers, arquitetos, pintores como meio de comunicação visual. A segunda parte refere-se à história da animação gráfica do cinema até a Era Digital, considerando as três formas de animação possibilitada na tela que são: a animação através de desenhos confeccionados à mão livre, a animação através de bonecos e a animação confeccionada por software. Este artigo foi originado do trabalho acadêmico sob a orientação do professor Dario Brito, correspondente a disciplina de História da Comunicação.
Palavras – chave: representação gráfica, perspectiva, comics, animação, desenho, cinema, storyboard.
1
História, imagem e narrativas
N 6, ano 3, abril/2008 – ISSN 1808-9895 - http://www.historiaimagem.com.br o Síntese da evolução das representações gráficas.
Arquitetos e pintores da Renascença desenvolveram a perspectiva que possibilitava ao artista representar formas tridimensionais em uma superfície bidimensional. Atualmente a perspectiva abrange diversas áreas do conhecimento e são empregadas como ferramenta de trabalho dentre pintores, desenhistas, designers, cenógrafos, publicitários, arquitetos e urbanistas.
O avanço tecnológico de softwares proporcionou uma produção industrial para os trabalhos gráficos. Estes softwares possibilitam a animação gráfica (dar movimento, dinamismo)
a