Mem Rias De Um Sargento De Mil Cias
Características gerais
Escrito: 1852 e 1853;
História: Passado, relata 1808 “Era o tempo do rei...” até 1821;
Tipo de Prosa: Romance Urbano;
Puclicação: Folhetim (48 capítulos);
Projeto Literário: Tem como objetivo reforçar a formação da identidade nacional brasileira em seus diversos aspectos;
Aspectos: Tradicional e Excêntrico.
Folhetim tradicional
1º Personagens Lineares: Os personagens da narrativa são lineares, alegóricos, portanto não tê conflitos internos, existenciais, arrependimento, individualismo, etc.
2º Maniqueismo: Ordem x Desordem. O narrador espera fim moralizante (o leonardo vira sargento). Obs: O leonardinho não é moral, e sim o autor.
3º Desvio para personagens secundários (desvio da narrativa): O autor tinha que escrever por 48 semanas, ou seja, enchição de linguiça. Além disso, no final, ele acaba o livro em um parágrafo, como que resolvendo tudo de maneira muito rápida.
Folhetim Excêntrico
1º Moderno: Por dois fatores.
Primeiro Fator: O MSM é um Romance Urbano, contudo é uma grande exceção comparado aos outros romances desse tipo. Os romances dessa classificação, em geral, falam e retratam a vida na corte, ou seja, rei, nobreza, bailes, cultura francesa, alta sociedade, etc. Porém, MSM fala da PERIFERIA, ou seja, a vida do povinho, da gentinha ordinário, etc.
Segundo Fator: O MSM apresenta características da escola posterior (naturalismo/ realismo), mesmo antes da sua própria escola estar no auge (pulos o auge e a transição). Algumas datas deixam isso bem claro.
1834: Início oficial do Romantismo no Brasil;
1852: MSM é lançado. Processo de consolidação do Romantismo (antes do auge);
1867: José de Alencar publica Iracema (auge do Romantismo);
1872: Til. Transição do Romantismo para o Realismo. Tem características dessa transição.
Xxxx: Seguindo a ordem correta das coisas, o MSM deveria estar aqui. O fato de estar antes faz com que ele seja moderno.
1881: Machado publica Memórias