Sintaxe de dependência
DISCIPLINA: Língua Portuguesa - Frase
AULA 04: Sintaxe de dependência
ALUNA: Simone Soares de Moraes
1. Como se concebe a oração segundo o princípio de dependência? A oração é concebida a partir da noção de subordinação de um termo a outro que o governa. São analisadas as relações de dependência do ponto de vista da coocorrência de elementos básicos, ou seja, a presença, na oração, de um elemento (subordinado) pressupõe a presença de outro elemento (subordinante). Por meio de relações é estabelecida uma hierarquia de dependência.
2. Como se faz a descrição da estrutura da oração segundo o princípio de dependência? A análise decompõe a oração em seus constituintes maiores, que por sua vez, serão subdivididos em seus constituintes, até que se chegue a formas irredutíveis. Para isso faz-se a representação gráfica por meio de parênteses, colchetes, grafos, caixas ou diagramas arbóreos.
3. Esse é um texto com muitas metáforas. Por conta disso, há uma interpretação semântica diferente para cada um dos sentidos denotativo e conotativo. Com base nisso, analise e comente a função semântica do termo em destaque na frase:
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
A metáfora é muito bem aplicada nesse texto em que o homem é representado pela palavra “pipoca”, esta não significando a pipoca alimento e sim o ser humano que por vezes tende a ser acomodado, rotineiro, até que algo o modifique, assim como o fogo transforma o milho em a pipoca (alimento) a dor também modifica o homem.
4. Classifique os verbos das orações abaixo conforme expressem ação, processo, ação-processo ou estado; e identifique a função semântica (caso) associada à função sintática do sujeito.
a) As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Processo - objetivo
b) Sem fogo o sofrimento diminui.
Processo –experimentador
c) ...é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
Ação - agente
d) No entanto, o