Série e paralelo
EST – ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
4º RELATÓRIO
CIRCUITO SÉRIE-PARARELO
MANAUS
2013
4º RELATÓRIO
CIRCUITO SÉRIE-PARALELO
Relatório solicitado pelo professor Júlio Feitosa aos alunos de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas para a aquisição de notas referentes à matéria de laboratório de Circuitos Elétricos I.
MANAUS
2013
INTRODUÇÃO
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.
Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista. Entretanto o experimento realizado na aula do dia 12 de abril de 2013 teve por objetivo, de como se constroem ligações em série e em paralelo, utilizando resistores. Além de observar a finalidade de um amperímetro e voltímetro, em circuitos elétricos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Existem dois tipos básicos de circuitos: os que possuem seus elementos ligados em série, e os que os possuem ligados em paralelo.
Para estarem ligados em série os elementos precisam possuir somente um ponto em comum e esse ponto não estar ligado a nenhum outro elemento percorrido por corrente. Por outro lado pode-se dizer que elementos estão em paralelo se estes possuem dois pontos em comum.
A resistência equivalente (Req) de um circuito em série é feita somando-se a resistência dos elementos que o compõem. Já a resistência de um circuito em paralelo é feita com a soma do inverso das resistências dos elementos. Req em série | Req em paralelo | Req=R1+R2+…+Rn | Req= 1R1+1R2+…+1Rn |
Circuitos em série