aulas de português
A GRAMÁTICA -
Considerações Iniciais
A GRAMÁTICA -
Considerações Iniciais
“É uma disciplina, didática por excelência, que tem por finalidade codificar o ‘uso idiomático’, dele induzindo, por classificação e sistematização, as normas que, em determinada época, representam o ideal da expressão correta”.
Rocha Lima
É do senso comum considerar a gramática como manual de regras que determinam o que deve ou não deve ser utilizado pelos usuários da língua. Na realidade, ela não se restringe a isso. A GRAMÁTICA - Dois tipos básicos:
A GRAMÁTICA - Dois tipos básicos:
* NORMATIVA – Estabelece a norma culta, ou seja, o padrão linguístico que, socialmente, é considerado modelar. Em síntese, aponta as regras a serem obedecidas por todos aqueles que querem falar e escrever corretamente;
* DESCRITIVA – Tem como objetivo descrever e analisar a língua utilizada por um determinado grupo de pessoas num dado momento histórico. Não leva em conta o conceito de “certo” ou “errado”, pois considera que não são os gramáticos que fazem a língua, mas o povo.
A GRAMÁTICA -
PARTES DA GRAMÁTICA
Considerações Iniciais
A importância do estudo da gramática está no fato de se desenvolver a capacidade expressiva dos usuários da língua, isto é, torná-los competentes para que possam empregá-la adequadamente nas várias situações de comunicação.
Essa competência implica o conhecimento dos diversos níveis de linguagem, desde o bem coloquial até o mais culto.
Considerando os diferentes aspectos sob os quais se podem encarar os fatos linguísticos, divide-se a Gramática em três partes distintas: 1
11/11/2009
PARTES DA GRAMÁTICA
1ª) FONÉTICA – Estudo dos sons da fala que considera a palavra sob o aspecto sonoro e trata: A) dos fonemas;
B) da pronúncia correta das palavras, ortofonia (ortoépia e prosódia);
C) além da figuração gráfica dos fonemas ou a escrita correta das palavras (ortografia).