Figuras de sintaxe
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA
FIGURAS DE LINGUAGEM:
Figuras Sintáticas
MANAUS – AM
ABRIL 2011
MARCELO DA SILVA GO9MES
ROMÊNIA FEITOSA DE SOUZA
FIGURAS DE LINGUAGEM:
Figuras Sintáticas
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Sintaxe da Língua Portuguesa, ministrada pelo professor José Sarney do curso de Letras do Uninorte/Laureate.
MANAUS – AM
ABRIL 2011
INTRODUÇÃO
A partir dos aspectos lógicos e gerais observados na língua (norma culta), a gramática formula princípios que regem as relações de dependência ou interdependência das palavras na oração. Por outro lado, ensina que outros fatores podem interferir na sintaxe ou construção das sentenças, alterando a concordância, a regência ou a colocação. Essas variações chamam-se figuras de Sintaxe ou construção, uma classificação das figuras de linguagem, assim como as figuras de pensamento e as metáforas (figuras de palavras). Com o objetivo de aprimorarmos nossos estudos em Sintaxe da Língua Portuguesa, veremos no decorrer desta pesquisa, como tais figuras mexem com a construção da frase não somente no campo da Estilística, evidenciando a necessidade de considerarmos tanto informações lexicais quanto informações sintáticas para a produção de sentenças de estilo variado.
FIGURAS DE LINGUAGEM: FIGURAS DE SINTAXE
Pode-se dizer que as figuras de linguagem são “certas maneiras de dizer que expressam o pensamento ou o sentimento com energia e colorido, a serviço das intenções estéticas de quem as usa” (Rocha Lima, 1992, p. 500). São recursos presentes na linguagem, utilizados por autores para dar ao seu estilo um jeito próprio, que pode ser vivaz e belo, exagerado ou normal etc. De acordo com o efeito desejado e o público a que determinados escritos se destinam, pode-se abusar das diferentes figuras de linguagem. Veremos o tipo de figuras Sintáticas.