Figuras de Sintaxe, etc.
Atividade – Unidade VI
Uma figura de sintaxe que aparece no vídeo é o pleonasmo, que consiste na redundância de uma expressão. Exemplo frasal: Subir para cima; elo de ligação; acabamento final, etc.
Outra que aparece também é a figura de sintaxe anáfora, que é quando o humorista fala: "... tautologia de um lado, tautologia do outro, não queria contato com o mundo externo, não queria falar com ninguém.", ou seja, repetição da mesma palavra no início de cada frase.
E posso ainda citar a presença do zeugma, na parte em que ele diz: "fui para a casa da minha namorada e ela(no caso ela a namorada) falou..." ou seja, o pronome ela subentende-se que é a sua namorada, sem haver a necessidade de repetir: "fui para a casa da minha namorada e minha namorada falou..."
Denotativo - É o uso da palavra em seu sentido real.
Conotativo - É a palavra empregada no sentido figurado, ou seja, que não é real.
Exemplo fixador:
"Paula quebrou a cara depois que comprou seu carro."
1- Em sentido denotativo (real) pode-se entender que Paula sofreu um acidente e machucou sua cara (seu rosto).
2- Já em sentido conotativo (figurado) pode-se entender que Paula se deu mal por comprar um carro, assim, quebrou a cara, porque não tem dinheiro para cobrir a dívida, ficando, por conta dessa compra, endividada.
Léxico - Podemos entender por léxico o conjunto de palavras de uma dada língua.
Ou seja, temos um léxico da língua portuguesa que é o conjunto de todas as palavras que são compreensíveis nessa língua. Quando essas palavras são materializadas em um texto, oral ou escrito, são chamadas de vocabulário.
Vocabulário - É o englobamento de palavras utilizadas pelas pessoas, seja na forma oral ou escrita. Friso que é com a prática da leitura que adquirimos um novo vocabulário (aprendemos novas palavras) ou o aperfeiçoamos (aprendemos a pronúncia e a escrita correta das palavras).