Figuras de Sintaxe
Ex. Na sombra, frio; No sol, arrepio.
Este prefácio, apesar de interessante, inútil. omissão de um termo ou expressão facilmente subentendida. Casos mais comuns:
Zeugma
Meu amor prefere o asfalto, eu, a flor.
Ex: Alguns estudam, outros não, por: alguns estudam, outros não estudam. / "O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano." (Chico Buarque) - omissão de era
Pleonasmo
Abraçou-o com um abraço fraterno.
Ex. Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado. repetição de um termo já expresso, com objetivo de enfatizar a idéia.
Ex: Vi com meus próprios olhos. "E rir meu riso e derramar meu pranto / Ao seu pesar ou seu contentamento." (Vinicius de Moraes), Ao pobre não lhe devo (OI pleonástico)
Estou descendo para baixo
Assíndeto
ausência de conectivos de ligação, assim atribui maior rapidez ao texto. Ocorre muito nas or. coordenadas.
Ex: "Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios."
Por toda a câmara, reluziam, cintilavam, rfulgiam os escudos de oiro.
Polissíndeto
Ex. E brinquei e dançei e fui vestido de rei (Chico Buarque) repetição de conectivos na ligação entre elementos da frase ou do período.
Ex: O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita, e maltrata. "E sob as ondas ritmadas / e sob as nuvens e os ventos / e sob as pontes e sob o sarcasmo / e sob a gosma e o vômito (...)" (Carlos Drummond de Andrade)
Silepse
é a concordância com a idéia, e não com a palavra escrita. Existem três tipos:
a) de gênero (masc x fem): São Paulo continua poluída (= a cidade de São Paulo). V. Sª é lisonjeiro
Ex. Vossa Senhoria está cansado?
b) de número (sing x pl): Os Sertões contra a Guerra de Canudos (= o livro de Euclides da Cunha). O casal não veio, estavam ocupados. ex. Coisa curiosa é gente velha. Como comem! (Aníbal Machado)
c) de pessoa: Os brasileiros somos otimistas (3ª pess - os brasileiros, mas quem fala ou escreve também participa do processo verbal) ex. Eos