Ética e Bullying
Aluna: Amanda
Professor: César
Data: 14.03.2011
Série: 1º Ano
Ética
Ética é uma palavra derivada do grego, ethos, que significa modo de ser, caráter e comportamento, além de ser um ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade, podemos nos basear nos costumes que mudam, porque o que ontem era considerado errado, hoje pode ser aceito. Diferente de moral, que busca obedecer normas, ética fundamenta-se no bom modo de viver pelo pensamento humano.
A ética existe desde a antiguidade, servindo de estudo para vários filósofos, como Aristóteles, Demócrito de Abdera e Epicuro, que acreditavam que a mesma, servia como o estudo de meios para alcançar a felicidade.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
Bullying
Bullying é um termo utilizado para descrever agressões físicas ou psicológicas, que se deriva da palavra inglesa, bully, que significa valente ou brigão. O autor do bullying sente-se satisfeito com a opressão do agredido, com o quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima. A forma de agressão praticada pelas meninas são as intrigas e a exclusão, já a praticada pelos meninos são as agressões físicas e verbais. Existem vários meios de agressão, o que está sendo mais utilizado atualmente, é o cyberbullying, o bullying virtual, que é feito através de comunidades e sites de relacionamentos.
Crianças ou adolescentes que sofrem esse tipo de agressão, podem se tornar adultos com baixa autoestima e sentimentos negativos, além dos vários problemas de relacionamentos, em alguns casos, o suicídio é uma opção. Os autores do bullying vão contra o comportamento ético, pois ferem os princípios constitucionais e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem