Pl /sql avançado
Estruturas PL/SQL de Banco de Dados Procedimentos de Banco de Dados Exercícios 1 Funções de Banco de Dados (Function) Exercícios 2 Tratamento de Exceções Exercícios 3 Gerenciamento de Procedimentos e Funções de Banco de Dados (Procedure) Exercícios 4 Gerenciamento de Dependências em Procedimentos e Funções Exercícios 6 Desenvolvendo e Utilizando Pacotes (Package) Exercícios 7 Desenvolvendo e Utilizando Gatilhos de Banco (Trigger) Exercícios 8
Estruturas PL/SQL de Banco de Dados
Construções PL/SQL podem tomar diferentes formas dependendo de onde são desenvolvidas e utilizadas. Normalmente, são desenvolvidos os chamados blocos anônimos ou então subprogramas. Desses, o primeiro tipo for visto no decorrer do curso de PL/SQL Básico.
Neste curso, serão vistas as seguintes construções PL/SQL:
- Procedimentos e Funções PL/SQL - Packages - Triggers
Todas elas armazenadas executadas pelo Servidor de Bando de Dados Oracle.
Dessas estruturas, os procedimentos e funções de aplicação funcionam de forma análoga aos procedimentos e funções de banco, a serem vistos nesse curso, porém são usadas em aplicativos desenvolvidos em Developer 6, e por isso são cobertas no curso de Oracle Forms e Oracle Reports.
Blocos PL/SQL nomeados: subprogramas
Subprogramas são programas PL/SQL identificados por cabeçalhos que permitem a uma aplicação disparar destes programas em tempo de execução. Esses subprogramas podem ser executados inúmeras vezes e compões pedaços de uma aplicação maior, daí o seu nome.
Além disso, subprogramas podem receber argumentos (parâmetros) de forma a executarem comandos em contextos diferentes a cada chamada, tornando seu código mais flexível.
Subprogramas são divididos em duas categorias: procedimentos (procedures) e funções (functions). Essa categoria é determinada pelas palavras-chaves PROCEDURE e FUNCTION no início do