Sintase do NT
Introdução
O cenário em que centralizaremos nossos estudos, é de falsos mestres gnósticos que estavam conseguindo cada vez mais espaço na Igreja, persuasivamente, estavam reduzindo o Cristo anunciado pelos apóstolos, a mera emanação angelical de Deus - viam o Espírito-Cristo meramente como um dos sombrios aeons. Os gnósticos degradavam tanto a pessoa, quanto a obra de Cristo. Em lugar de Cristo, apresentavam um cristo falso, dotado de uma missão diferente.
APOIO PEDAGÓGICO
Unidade l
O livro de Hebreus foi destinado originalmente aos cristãos de Roma – os cristãos judeus que estavam sob perseguição e esmorecimento. A expressão “Os da Itália vos saúdam”
(13:24) significa provavelmente que o autor escrevia para Roma, e que na ocasião inclui saudações de crentes italianos que viviam longe da pátria. A ausência de qualquer referência, em Hebreus à destruição do templo de Jerusalém e do seu culto levítico é um forte indício que o autor escreveu antes de 70 d.C.
O escritor da epístola de Tiago queria que soubéssemos que opiniões corretas sobre as verdades cristãs não são suficientes; deve haver uma vida espiritual vital, pois de contrário a fé estará morta. Além disso, ele desejava fornecer instruções éticas concretas. Esse livro consiste essencialmente num tratado que visa direcionar condutas morais. Assim sendo, ele aborda a questão da tentação. Alguns indivíduos punham a culpa em Deus por seus próprios erros e pecados, supondo erroneamente que Deus assim o ‘fizera’. Tiago refuta, violentamente, esse conceito.
Unidade lI
A primeira epístola de Pedro além de encorajar os crentes que estavam em perseguição, aproveita a oportunidade para ensinar. Portanto ela tem um propósito didático. Ambas as epístolas petrinas foram escritas para a mesma área, mas refletem circunstancias diferentes. O sofrimento era o principal problema abordado por Pedro, em sua primeira epístola. Mais tarde, o principal problema se tornou a