Resenha sobre plásticos inteligentes
A enzima citrato sintase (E.C 2.3.3.1 [antigamente 4.1.3.7]) é uma enzima transferase, e controla o primeiro passo do ciclo de Krebs, também conhecido como "ciclo do ácido cítrico".
A citrato sintase está localizada no interior das células, mais especificamente na matriz mitocondrial, mas é codificada pelo DNA nuclear ao invés do mitocondrial. É sintetizada utilizando-se dos ribossomos do citoplasma, e então transportada para a matriz mitocondrial. É comumente utilizada como marcador quantitativo de enzima pela presença intacta da mitocôndria.
A enzima cataliza a reação de condensação de um resíduo de acetato contendo 2 carbonos de uma acetil coenzima A com uma molécula de oxaloacetato contendo quatro carbonos para formar um citrato de seis carbonos. O oxaloacetado será regenerado após completada uma série do ciclo de Krebs.
Estrutura
O sítio ativo da citrato sintase
437 resíduos de aminoácidos do citrato sintase são organizados em duas subunidades principais, cada um composto por 20 alfa-hélices. Essas hélices alfa compõem aproximadamente 75% de da citrato sintase estrutura terciária, enquanto os restantes resíduos principalmente compõem extensões irregulares da estrutura, salvar uma única folha-beta de 13 resíduos. Uma única fissura existe entre estas duas subunidades, que contem o sítio ativo. Dois locais de ligação podem ser encontrados nele: um reservado para citrato ou oxaloacetato e o outro para a coenzima a. O sítio ativo contém três resíduos chaves: His274, His320 e Asp375 que são altamente seletivos em suas interações com substratos. A imagem à direita destaca os três aminoácidos chaves do sítio de ativo do citrato sintase em seu estado aberto (o substrato é ausente). [3] Os átomos específicos envolvidos em interações são designados pela cor, e um desenho e o vídeo de seu mecanismo podem ser encontrados na seção rotulada "Mecanismo" abaixo. As imagens à esquerda exibem a estrutura terciária de citrato