Sinovite
O líquido sinovial é um ultrafiltrado do plasma, acrescido de substâncias sintetizadas pela própria sinóvia. Mantém a integridade, age como lubrificante e nutriente para a cartilagem articular.
A artrocentese deve ser realizada com anestesia local, tomando-se a precaução de não injetar o anestésico intra-articular e de realizar uma rigorosa assepsia antes da punção. O material colhido deve ser distribuído em frascos: com heparina para exame físico, bioquímico e imunológico, e com EDTA para citologia global. As lâminas para citologia específica devem ser preparadas no momento da coleta e secas à temperatura ambiente; para análise microbiológica, o material deve ser colocado em frasco estéril. O exame deve ser realizado imediatamente após a coleta, para não prejudicar a qualidade da análise, em especial da dosagem da glicose.
EXAME FÍSICO
ASPECTO
O aspecto normal é cristalino. A turvação é referida em cruzes (+ a ++++) e acontece na hipercelularidade ou por presença de cristais ou de fibrina. O líquido pode apresentar-se leitoso ou pseudoquiloso na artrite por bacilo de Koch (tuberculose), na artrite reumática crônica ou gotosa aguda, ou ainda mais raramente no lúpus eritematoso sistêmico. Na artrite séptica aguda, o líquido sinovial aparece purulento.
COR
O normal é incolor ou amarelo pálido. O líquido sinovial esverdeado pode estar associado à artrite séptica por Haemophilus influenzae, à artrite reumática crônica e à gota aguda. Mostra-se hemático em fraturas, tumores, traumas externos ou de punção, hemofilia e, mais raramente, nas artrites séptica e reumatóide.
VISCOSIDADE
É um dos parâmetros mais importantes do exame físico. O líquido normal possui alta viscosidade, que depende diretamente da concentração do ácido hialurônico. Menor viscosidade é encontrada nos processos inflamatórios (com alteração proporcional à intensidade do processo), como as artrites reumatóide, gotosa e séptica.,
BIOQUÍMICA