Sinovite Caracterizada Pela Inflama O Da Membrana Sinovial
As causas mais comuns da sinovite são: traumas agudos, uso excessivo ou repetitivo da articulação, infecção, reação humoral ou metabólica. A inflamação da membrana sinovial costuma estar associada com artrite reumatoide, artrite juvenil, lúpus e na psoríase, febre reumática, tuberculose, trauma físico ou gota.
Entre os exemplos mais comuns, estão os atletas (profissionais ou de fim de semana)como os maiores "premiados" pelo problema.
Os sintomas da sinovite são:
Aumento da temperatura na articulação
Dor ao movimentá-la
Articulação pode ficar mais avermelhada
Inchaço local
Dificuldade em movimentar a articulação e o membro afetado
Entre as formas de se evitar a sinovite está à prevenção das suas causas, como por exemplo, os traumas agudos, o uso excessivo ou repetitivo das articulações, infecções, artrite, etc. Também podemos minimizar os riscos, adotando algumas dicas: sempre alongar os músculos da perna antes das atividades físicas, manter o peso sob controle para não forçar muito o joelho e fazer musculação para deixar firmes os músculos que sustentam a articulação.
ABC.MED.BR, 2013. Sinovite: quais as causas e os sintomas? Como são o diagnóstico e o tratamento?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/335000/sinovite-quais-as-causas-e-os-sintomas-como-sao-o-diagnostico-e-o-tratamento.htm>. Acesso em: 7 mar. 2015