Sinovite vilonodular pigmentada
Sinovite vilonodular pigmentada ( PVNS ) é um raro processo proliferativo afetando a sinovial membrana das articulações e bainhas dos tendões e apresentando-se como massas giriformes ou nodulares de sinóvia hiperplásica. As lesões contêm hemossiderina intra e extracelular. O envolvimento da PVNS é raro nas colunas cervicais , torácicas e lombares, mas tem sido reportado.
Normalmente, PVNS afeta os elementos posteriores de a coluna vertebral, especialmente as articulações sinoviais , e apresenta como dor local e parestesia.
Os achados característicos incluem derrame articular apresentando baixa intensidade de sinal em T1 e ponderada em T2, imagens secundárias a deposição de hemossiderina , sinóvia hiperplásica , erosões ósseas e preservação da densidade óssea, no entanto um realce anormal pode ser visto na região de vascularização.
Fig. 31. Sinovite vilonodular pigmentada. Sagital ponderada em T2 (A) e pós T1 com supressão de gordura(B) ressonância magnética mostra uma lesão envolvendo a articulação sinovial faceta com a extensão dos tecidos moles. (C)
Pós-contraste coronal ponderada em T1 com supressão de gordura imagem MR mostra a lesão de medula óssea de esquerda elemento posterior também.
A artrite degenerativa
A artrite degenerativa pode ocorrer em 4 % a 32 % de pacientes que têm osteoartrite. A imagem pode mostrar formação de osteófitos (no arco anterior de C1 e facetas) e estreitamento do espaço das articulações atlanto laterais (Fig. 32 ). TC é melhor exame e mostra cistos subcondrais e calcificações ligamentares (Fig. 33 ).
Fig. 32. Osteoartrite. Sagital (A) e coronal (B) CT mostra formação de osteófitos notáveis com extensão para o espaço supraodontóide (A), estreitamento do espaço articular das articulações atlanto laterais, e cistos subcondrais (B).
Fig. 33. Osteoartrite. Sagital (A) e coronal (B) CT mostra calcificação ligamentar da membrana atanto-axial posterior (A, B) e do