direito
Questões gerais.
1. Considerando o crescimento industrial e o fenômeno da urbanização no século XIX, discorra sobre as decorrentes necessidades da educação. R: O Fenômeno da urbanização acelerada, decorrente do capitalismo industrial, criou forte expectativa com respeito à educação, pois a complexidade do trabalho exigia melhor qualificação da mão-de-obra.
3. Discorra sobre a importância das reformas educacionais na Alemanha. R: Ministro da Prússia, Wilhelm Von Humboldt (1767 – 1835); filósofo e linguista. Suas reformas enfatizaram a integridade dos graus de ensino, visando uma escola unificada, que deveria ser aberta e acessível a todos.
A reformulação da escola elementar sofreu a influência do suíço-alemão pestalozzi, enquanto a secundária manteve o caráter nitidamente humanista e crudito.
7. Em que aspectos as correntes socialistas compõem-se a concepção burguesa da pedagogia? R: Os socialistas lutavam por uma educação igual para todos, já os burgueses da educação optavam pelas classes altas por acha que ofereceriam uma educação melhor. 10. Froebel foi o pioneiro da educação da primeira infância. Dificulta com seu grupo a importância atual desse tema e quais as facilidades que temos hoje e faltava na época em que ele vivia? R: Ele privilegiava a atividade lúdica. Hoje nas escolas normais não é diferente os educadores trabalham com os mesmos métodos, mas só que usando a tecnologia.
11. Justifique a natureza intelectualista da pedagogia e Herbart contida na criação “o valor do homem não estar no seu saber, mas em seu querer. Mas não existe algo como uma faculdade independente de vontade. A volição tem suas raízes no pensamento”. R: Para ter um bom conhecimento é necessário o interesse pelo saber. 12. Qual a diferença entre governo e disciplina para a Herbart? R: