Sinopse juridica
Disciplina: Psicologia Aplicada ao Direito – Profª Nathalie Moreira
Tema: Introdução à Psicologia
Análise do Filme “Bicho de Sete Cabeças” (Brasil, 2000). De Laís Bodanzky.
O site e.educacional apresenta o filme sintetizando: “Bicho de sete cabeças é o filme mais premiado do ano e aborda a conturbada relação de pais e filhos, o uso ocasional de maconha por jovens e os horrores cometidos por psiquiatras do sistema manicomial brasileiro”. Basicamente, o filme enfoca a luta antimanicomial e as dificuldades do ser humano em lidar com o diferente e com o inadequado. Questiona também os temas discordância e intolerância, temas estes também bastante pertinentes na esfera judicial. A Luta Antimanicomial é um movimento que mobiliza principalmente psicólogos e psiquiatras e que foi iniciado na década de 60 na Itália, anualmente são promovidos eventos que debatem o tema no dia 18 de maio (dia nacional da Luta Antimanicomial).
Apesar da luta de quase 20 anos, há ainda 21 hospitais psiquiátricos em funcionamento, públicos e privados, vinculados ao SUS. Ao todo no Estado ainda existem 3 mil leitos de psiquiatria ativos. No entanto, o resgate dos portadores de doença mental demonstra que quando em liberdade eles conseguem se organizar politicamente, criar e inventar, lutar por seus direitos e, sobretudo, resgatar a sua cidadania (Ver texto “Maluco Beleza”/Apostila). Quanto mais o tema é debatido maior a percepção e a preocupação sobre aqueles que defendem a contra-Reforma (a continuidade dos manicômios) com seus interesses privados e sua relação com a indústria de medicamentos e suas práticas excludentes ineficientes.
Ao analisarmos a interação da Psicologia com o Direito é interessante destacar o exemplo da Luta Antimanicomial como promovedora da mudança necessária e refletirmos também sobre a urgência da mudança a ser promovida no Sistema Penal Brasileiro. Já observamos que o psicólogo não pretende apenas