Sinopse filme mar adentro
O filme mostra essa luta, mas mostra muito mais, a forma que Rámon "criou" para escapar de sua incapacidade motora, ao menos na sua imaginação, a relação com sua família, e no final os laços estreitados com uma jornalista (Bélen Rueda).
É óbvio que este tipo de decisão lhe causou problemas não só em relação a opinião pública, mas com a Igreja e também com sua própria família, que não aceitava o fato de que de forma lúcida e consciente havia decidido que queria morrer.
Rámon era um homem inteligente, doce, perspicaz e que bateu de frente com uma questão bastante polêmica, temos o direito de escolher a hora de nossa morte se assim, o quisermos? É notório que esse tipo de pergunta gera todo tipo de resposta, opinião e preconceito mas, o essencial é que Rámon nos deixa uma questão a decidir, devemos impedir os outros de decidir conscientemente por si mesmo o que quer fazer com sua vida?
A resposta é pessoal e a cada um deve decidir se Rámon tinha ou não razão no que pedia, mas acima de tudo o filme vale pela sensibilidade com que trata o assunto, a forma digna como é retrato Rámon, e a atuação fantástica de Javier Bardem, pode não parecer mas esse filme é lindo de se ver, principalmente pelo que Rámon nos mostra, o valor da vida bem vivida e que a vida também é uma escolha.