Geradores Elétricos
Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica. Nesse trabalho, estaremos abordando os geradores elétricos.
O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica.
A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, a gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas pelos enrolamentos e pela carga.
No caso de um gerador que fornece uma corrente contínua, um interruptor mecânico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permaneça unidirecional independente do sentido da posição da força eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes geradores das usinas geradoras de energia elétrica fornecem corrente alternada e utilizam turbinas hidráulicas e geradores síncronos.
Há muitos outros tipos de geradores elétricos. Geradores eletrostáticos como a máquina de Wimshurst, e em uma escala maior, os geradores de van de Graaff.
Acumuladores
Um acumulador é um aparelho que armazena quimicamente energia elétrica através da passagem de corrente contínua através deste. Este funciona como uma espécie de pilha ou bateria que pode ser recarregada. Os acumuladores mais comuns são os acumuladores chumbo-ácido e os acumuladores de níquel-ferro.
O acumulador de chumbo ácido é constituído por elétrodos de chumbo mergulhados numa solução de ácido sulfúrico diluído.
A força eletromotriz (f.e.m) de cada elemento de pilha é de cerca de dois V (volt). Nos motores de certos automóveis são usadas baterias de 12 V, com seis elementos de pilha.
O rendimento de um acumulador chumbo-ácido é de 75 a 90%, dependendo do valor da corrente de descarga.
Um acumulador de níquel-ferro, também designado por pilha de Edison em