Geradores eletricos
Geradores – São dispositivos destinados a manter uma diferença de potencial entre os dois pontos aos quais estão ligados; têm como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam.
Exemplos: baterias e pilhas.
O gerador elétrico é um dispositivo que transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica.
Numa pilha, por exemplo, a energia resultante das reações químicas que acontecem no seu interior é utilizada para a realização de um trabalho sobre as cargas, fazendo que elas adquiram um potencial maior e, consequentemente, a capacidade de fornecer energia elétrica.
Função do gerador no circuito – Aumentar a energia potencial da carga ∆Q, à custa da sua energia química ou mecânica, realizando um trabalho sobre (τ) ela.
Equação do gerador – Observe que a diferença de potencial (U) que o gerador fornece nos seus terminais é igual à sua força eletromotriz (E) menos a diferença de potencial correspondente ao produto ri (lei de Ohm):
U = E – r.i (Equação do gerador)
Gerador elétrico
O gerador elétrico é um mecanismo que transforma energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica. O gerador elétrico mais comum é o dínamo (gerador de corrente contínua) de bicicleta, que já estudamos em “como funciona um dínamo”.
O gerador elétrico é o agente do circuito que o abastece, fornecendo energia elétrica às cargas que o atravessam.
O físico italiano Alessandro Volta foi quem desenvolveu o primeiro gerador. Estudando efeitos de contração muscular de patas de rãs, sob ação de descargas elétricas, Alessandro Volta descobriu que quando dois discos de metais diferentes, como cobre e zinco, estavam separados por um disco de pano ou papelão umedecido com água salgada, surgia uma diferença de potencial entre os discos de metais.
Volta aumentou esta diferença de potencial colocando estes aparatos em pilhas. A propriedade dos geradores, de produzir quantidades contínuas de carga elétrica, levou à