resenha do filme mar adentro... que fala sobre suicídio assistido...
Sinopse:
Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 27 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.
O orçamento de Mar Adentro foi de 10 milhões de euros.
Localização:
Ramón Sampedro nasceu em uma pequena vila de pescadores na Galícia (Espanha).
Personagens:
Javier Bardem (Ramon Sampedro), Belén Rueda (Julia), Lola Dueñas (Rosa), Mabel Rivera (Manuela), Clara Seguro (Gené) e Francesc Garrido (Marc).
Depoimento:
Eutanásia ou suicídio assistido?
O filme Mar adentro trata de suicídio assistido, pois trata a vontade da própria pessoa de não querer mais viver. A eutanásia já é para pessoas que estão em estado vegetativo e quem decide é uma terceira pessoa, geralmente familiares e pessoas próximas. A eutanásia seria justificada pela pessoa estar muito tempo em sofrimento acarretado por um longo período de doença, seria uma forma de libertação.
No filme o Ramón Sampedro depois de 27 anos tetraplégico não queria mais viver pois o estado em que se encontrava, ele achava que, não era digno. Ele resolve ir na justiça pedir o direito de dar fim na própria vida para isso ele enfrenta família, religião e sociedade. Como a justiça negou seu pedido e ele não poderia cometer o suicídio sem a ajuda, ele gravou tudo para deixar que era sua vontade e seus amigos não deixaram vestígios para não serem culpados por sua morte. Na verdade eles não ajudaram ele a morrer mas sim realizaram o seu desejo.
As pessoas que estavam ao redor de Ramón Sampedro logico que queriam que ele desistisse da ideia mas o direito era dele de querer viver ou não. Até que ele conseguiu convencer seus amigos que seria o melhor para sua vida, não viver mais. Mar adentro é uma obra que