SINOPSE DO CASE
Kássia Karla Rodrigues Oliveira2
Tainá Gomes Rodovalho3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
A violência urbana, como se referia o Doutor em Sociologia Michel Misse, é definida para mostrar o desempenho e comportamento que ocorre na multiplicidade de eventos relacionado ao estilo de vida da sociedade urbana. Ela se solidificou desde o inicio da história do Brasil e é possível notar as consequências e gravidade até os tempos presentes.
A capital de São Luís, ultimamente, entrou em destaque nos noticiários nacionais e internacionais, na qual apresentou uma situação dramática de insegurança pública no
Estado, justamente, por forças criminosas o que ocasionaram o clima de terror. De acordo com dados da pesquisa realizada esse ano, exibido pelo o Fantástico, a capital do Maranhão ficou entre as cidades mais perigosas do país, com taxa de 57,04 homicídios por 100 mil habitantes. É constante nas grandes cidades brasileiras o armamento poderoso nas mãos de bandidos e esses ataques são notórios quanto ao grande problema do país, gerando mais insegurança na população. Com o crescimento da violência urbana a procura de materiais de alto índice de resistência aumentou. Por exemplo, os coletes à prova de balas, para forças maiores, como soldados, existem carros de combate que são compostos por placas balísticas e carros blindados. O último com grande procura por profissionais médicos, advogados e outros. Deste modo, o fluido de alguma forma é componente nesses materiais de alta resistência e nas novas tecnologias diante desse problema social. A viscosidade do fluido, a velocidade juntamente da tensão de cisalhamento e o atrito ou a ausência dele, por exemplo, é que pode diferenciar nesses materiais. Ou seja, o comportamento do fluido consequentemente poderá ajudar um policial a estar mais seguro fazendo uso de uma jaqueta a provas de balas.
1
Case apresentado à disciplina Mecânica