Sinopse do case
John Leno Soares Sousa
Marcelo Caethano Souza Cabeça 1 INTRODUÇÃO a) Descrição do enredo
O ar comprimido ajuda a tratar alguns dos problemas de nossa complexa sociedade. Na produção de comida, por exemplo, pomares são pulverizados com auxilio de ar comprimido. A produção de peixes em viveiros, que é uma indústria em larga expansão, depende de compressores para a aeração dos tanques e para manter a água fresca.
O ar comprimido é usado praticamente em todas as fases de produção. Numa fábrica de tamanho médio, podem existir dezenas de diferentes usos do ar comprimido. Ar comprimido do mesmo sistema pode acionar prensas de estampagem, apertadeiras pneumáticas e, ao mesmo tempo, ser parte de um processo químico ou de produção.
À medida que as exigências dos usuários evoluem, altera-se o conceito de eficiência de um sistema de ar comprimido.
Em poucos anos, as preocupações com produtividade e qualidade expandiram- se para a racionalização do consumo de energia e atingiu o estágio em que se encontram muitas empresas, focados na busca incansável pelo menor custo de propriedade, que propõe equacionar as variáveis relativas à posse e controle de um sistema de ar comprimido, quais sejam: aquisição, instalação, operação e manutenção. Este é o proposito deste Case dimensionar uma rede de ar comprimido, destacando-as vantagens e desvantagens de todas as possibilidades. b) Descrição do protagonista
Devido ao crescimento da demanda, descentralização e interiorização do consumo de cimento no país, o board de uma indústria cimenteira resolveu instalar em São Luís uma unidade fabril (o projeto faz parte do plano de expansão da Votorantim Cimentos LTDA que consolida o maior investimento na história da empresa: são R$ 5 bilhões em 22 novas fábricas, no período de 2007 a 2013. Ao final de 2013 a empresa terá 35 fábricas de cimento no país, com destacada atuação em todas as regiões).
Diante de tal cenário,