sindromes
A sexualidade ,desejo fundamental do ser, ocupa um lugar central em nossa condição existencial. Ela compreende três dimensões básicas:
Biológicas que corresponde ao impulso sexual ( Federman 2006), determinado por processos fisiologicos, cerebrais e hormonais. a dimensão psicológica diz respeito aos desejos eróticos. A dimensão psicológica diz respeito aos desejos eróticos subjetivos e a vida afetiva intimamente implicada na vida sexual. Por fim, a dimensão, sociocultural se refere aos padrões de desejo, comportamentos e fantasias sexuais criados e sancionados historicamente pelas diversas sociedades e grupos sociais ( Gregersen, 1983).
Entretanto, há uma tendência a se considerar as origens biológicas, psicológicas e socioculturais do impulso e da resposta sexual como separações artificiais. Todas essas dimensões são, de fato , insepáraveis e ocorrem de forma conjunta, tanto nos processos e nas respostas normais como nas disfunções ( Basson; Schultz, 2007).
O impulso sexual, no pllano biólogico, visa a procriação e manutenção da espécie. As dimensões psicológicas e culturais dizem respeito ao desejo erótico, ás fantasias sexuais e a dimensão subjetiva de prazer que a vida sexual pode produzir. Enquanto o impulso sexual é relativamente restrito em seu repertório, pois se sustenta sobre aspéctos instintivos e biológicos que tem um fim bem determinado, o desejo erótico é extremamente plástico, comoportando uma infinidade de variações. Assim a vida sexual é extremamente vinculada á vida afetiva do sujeito, á personalidade total e aos símbolos culturais que geram e conformam as fantasias e práticas sexuais mais variadas.
Fases do ciclo sexual
Atualmente, costuma-seestudar a sexualidade humana discriminado-se quatro fases distintas do ciclo sexual: fase do desejo sexual, fase de excitação, orgasmo e ffase de resolução ( Sadock; Sadock;2007).
A fase do desejo sexual é a mais complexa do ponto de vista psicológico, a menos