Sindrome de down
[pic]
Síndrome – Conjunto de características que prejudicam de algum modo o desenvolvimento do indivíduo.
Down – Sobrenome do médico que descreveu esta síndrome John Langdon Down .
Causas
Dentro de cada célula do nosso corpo, estão os cromossomos, responsáveis pela cor dos olhos, altura, sexo e também por todo o funcionamento e forma de cada órgão do corpo interno, como o coração, estômago, cérebro, etc. Cada uma das células possui 46 cromossomos, que são iguais, dois a dois, quer dizer, existem 23 pares ou duplas de cromossomos dentro de cada célula. Um desses cromossomos, chamado de nº21 é que está alterado na Síndrome de Down. A criança que possui a Síndrome de Down tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético. Esse erro não está no controle de ninguém.
As dificuldades de aprendizagem da criança com Síndrome de Down
#O desenvolvimento cognitivo das crianças com Síndrome de Down passa pelas mesmas etapas do desenvolvimento cognitivo das crianças sem a síndrome, porém de maneira mais lenta. “a inteligência da criança com síndrome de Down evolui até a possibilidade de cada uma”.
# Essas crianças não desenvolvem estratégias espontâneas, fato que deve ser considerado em seu processo de aprendizagem, já que elas terão dificuldades para resolver problemas e encontrar soluções sozinhas.
[pic]
# Outras deficiências que as acometem implicam dificuldades no desenvolvimento de aprendizagem, como alterações auditivas e visuais, incapacidade de organizar atos cognitivos e condutas, debilidades de associar e programar sequências.
# Essas dificuldades ocorrem principalmente porque a imaturidade nervosa e a falta de mielinização das fibras podem dificultar