sindrome de down
Av. Paulo Maia _S/N
Curso : Design de Interiores _3º ‘’D”
Disciplina :Biologia
Prof(a) : Gesuína Landim
Doenças Genéticas
(Síndrome de Down).
Equipe :
Ana Nayara Nº 02 °;
Caroline Magda Nº 04°;
Karolayne Porto Nº ;
Layza Gomes Nº 24º;
Maria Beatriz Nº 32° ;
Niciely Santos Nº 37°;
Willyane Cristina Nº 44°.
Juazeiro do Norte _CE
2014
Introdução :
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma mudança genética que é causada por um erro na divisão da célula durante a divisão embrionária. Os pessoas que tem a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe por que isso acontece.
Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, ou seja, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.
Fundamentação Teórica :
Até o momento, não há descrição de registro relacionável à Síndrome de Down antes do século XIX. A existência de uma síndrome com faciescaracterístico foi oficialmente apresentada à comunidade científica pela primeira vez por Edouard Onesimus Seguin, em 1846, mas não havia um estudo publicado caracterizando uma pesquisa.
O primeiro relato sobre a síndrome foi feito entre 1864 e 1866, pelo médico inglês John Langdon Haydon Down, que trabalhava em uma clínica para crianças com atraso neuropsicomotor, em Surrey, na Inglaterra. Ele listou com clareza as características físicas similares que observou em alguns filhos de mães acima de 35 anos de idade, descrevendo as crianças como “amáveis e amistosas”. Influenciado pela Teoria da Evolução de Charles Darwin, o médico explicou a síndrome estabelecendo uma teoria étnica, sugerindo ser a síndrome um “estado regressivo da evolução”.
Após a descrição de Down, os estudos sobre a causa da síndrome atribuíram-na à tuberculose, à sífilis e ao