filosofia
Professor: ROBSON SILVA MACEDO
5ª AULA
PERÍODOS E CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO DA FILOSOFIA
OBJETIVO
Levar o estudante a compreender a influência da cultura grega na formação do pensamento filosófico e apresentar as principais idéias da filosofia clássica que continua influenciando o pensamento contemporâneo.
Em nossas aulas até este ponto, vimos que se disponho a filosofar, é porque busco compreender as coisas e os fatos que me envolvem, a realidade em que estou imerso. Quando proponho a filosofar e porque quero saber o que posso saber e como devo ordenar minha visão do mundo, como situar-me diante do mundo físico e do mundo humano e de tudo quanto se oferece à minha experiência.
O objetivo desta aula é iniciar uma discussão histórica da filosofia. Como todas as outras criações e instituições humanas, a filosofia está na história e tem uma história.
Você viu que a palavra filosofia tem como significado amor a sabedoria. Isso significa que o que define o filósofo, como você já deve ter notado pelas nossas aulas até aqui, é certa atitude em relação ao conhecimento.
O filósofo não pretende ser sábio nem possuir a verdade. Se isso ocorresse, ele deixaria de ser filósofo e seria um arrogante ou dogmático, apegado às próprias convicções. Quando percebemos que estamos a meio caminho, ou prestes a caminhar, poderemos conseguir muita coisa.
Como entender os discursos dos homens e meu próprio discurso?
Como julgar os produtos das artes, das religiões e das ciências?
A filosofia está na história por que manifesta e exprime os problemas e as questões que, em cada época de uma sociedade, a humanidade colocou para si mesmos, diante do que é novo e ainda não foi compreendido.
A filosofia procura enfrentar essa novidade, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte.
A filosofia tem uma história por que as respostas, as