sindrome de Burnout
A Síndrome de burnout, ou síndrome de esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974, por Freudenberg, um medico americano. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e interesse crônico preocupado por condições de trabalhos físicos e emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome e manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
Profissionais das aéreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolvem o transtorno.
Doença – Pessoa-Saúde
1- Compreendendo o texto
1- O Termo Burnout;
O “termo é de origem inglesa composta por duas palavras: Burn que significa “queima” e out que quer dizer” “fora”, “exterior”.
Em tradução significa “queima para fora” podendo ser compreendido como “combustão completa” que se inicia com os aspectos psicológicos e culmina com problemas físicos, comprometendo todo o desempenho da pessoa. A associação do termo burnout ao estado de estafa por estresse crônico só aconteceu 1974 quando o psiquiatra Herbert Freudenberg publicou um artigo num jornal, uma espécie de mídia em pessoa direcionada aos temas “sociais”. O artigo do Dr. Freudenberg foi inspirado em suas observações aos acadêmicos do ultimo de medicina e, em especial, aos médicos residentes que ele supervisionava e batizou o fenômeno de esgotamento físico com exaustão de Staff Burnout.
A doença estudada como mais um dos diversos problemas relacionados ao trabalho, como estresse, a falta de repouso e lazer e adversidade no modo de vida.
2- Sintomas da Burnout:
Os sintomas são divididos em quatro estágios, os sinais e sintomas nos estágios iniciais da burnout são praticamente os mesmo do estresse e da depressão, mas ainda não esta caracterizada a síndrome, só no estagio mas avançados da doença, apresentando características próprias da