SINCRONISMO DE VÁLVULAS E PISTÕES
Professor:
.
Coronel Fabriciano-MG
Março / 2014
PRÁTICA 2 - SINCRONISMO DE VÁLVULAS E PISTÕES
Relatório referente às exigências da disciplina de Motores a Combustão Interna do curso de Engenharia Mecânica.
Coronel Fabriciano- MG
Março / 2014
1- Resumo
A principal função do sistema de sincronismo em motores a combustão interna consiste na transmissão de movimento do virabrequim do motor ao eixo do comando de válvulas responsável pela dosagem de ar na câmara de combustão e determinando o exato momento de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão conforme as posições dos pistões.
2- Introdução
O sincronismo das válvulas de admissão e descarga com o movimento dos pistões é fundamental para o correto funcionamento do motor. A válvula de admissão deve se abrir assim que pistão que acabou de realizar a descarga de gases queimados começa a descer. Esta mesma válvula deve fechar assim que o pistão que desceu realizando a admissão começa a subir para realizar a compressão. A válvula de descarga deve ficar aberta durante a subida do pistão que esta realizando a expulsão dos gases queimados e fecha momentos antes de ser atingida pela superfície do pistão. Todo este sincronismo é possível graças ao uso de um mecanismo onde estão conjugados os seguintes elementos: Eixo de Cames, Correia Dentada ou Corrente de Comando e uma engrenagem montada na ponta do eixo de manivelas oposta ao volante do motor. Esta configuração pode ser diferente no caso de motores com o eixo de comando acionado por engrenagens.
Nas figura 1 estão ilustradas configurações de motores com comando acionados por, corrente (a), correia (b) e engrenagem (c).
Figura 1 – Diferentes configurações de