Características da água
A água é uma das poucas substâncias inorgânicas a se apresentar no estado líquido nas condições normais de temperatura.
Sua densidade atinge valores relativamente elevados, sendo oitocentas vezes maior que o ar, e pode variar de acordo com a temperatura, a concentração de substâncias dissolvidas e a pressão. A água no estado sólido é menos densa que em estado líquido, fazendo com que o gelo flutue, permitindo a existência de vida aquática.
A concentração de sais afeta a desnsidade da água, fazendo com que a água do mar seja 2% mais densa que a água pura.
O calor específico da água é muito elevado, possibilitando a absorção ou liberação de grandes quantidades de calor com a variação da temperatura, tendo o poder de amenizar variações drásticas.
A penetração de luz no meio aquático é um fator importante para ocorrência da fotossíntese e vários fatores podem afetar essa penetração como a cor e a turbidez do meio.
A molécula de água é polarizada e em meio líquido sofre e exerce atração das demais moléculas ao seu redor, cria-se então uma tensão superficial que se tornam habitat de muitas espécies de animais que vivem sobre ela.
Características químicas da água:
A água é considerada o solvente universal, sendo capaz de dissolver um grande número de substâncias orgânicas e inorgânicas no estado sólido, líquido ou gasoso que são essenciais para a sobrevivência de organismos aquáticos.
Gases como oxigênio e dióxido de carbono são essenciais para a ocorrência da fotossíntese. Sais dissolvidos são fundamentais para constituição de cadeias alimentares pois servem como nutrientes para organismos autótrofos.
O valor do PH para água a 25º é igual a 7, podendo variar entre 0 e 7 em meios ácidos e entre 7 e 14 em meios alcalinos. Variações no PH podem afetar as reações químicas e os sistemas biológicos, sendo que o meio deve ter o PH entre 6,5 e 8,5 para que os organismos não sofram grandes danos. Substâncias como o gás carbônico