Trabalho De Motores Sincronismo Das Valvulas
Motores de Combustão Interna
Sincronismo de válvulas e pistões.
Altor: Rodolfo Roberto Dias Santos
Coronel Fabriciano 20 de Setembro de 2010
Aula prática de Motores de Combustão Interna
Pratica realizada no laboratório de motores de combustão interna onde foram realizados procedimentos de desmontagem, montagem e análise, verificando a posição das válvulas e pistões para ajustar o sincronismo do motor.
Professor Orientador: Ronaldo Rodrigues Vieira
Sumário
1. Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------
4
2. Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------------
5
3. Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------
7
1. Introdução
O sincronismo das válvulas de admissão e descarga com o movimento dos pistões é fundamental para o correto funcionamento do motor.
A válvula de admissão deve se abrir assim que pistão que acabou de realizar a descarga de gases queimados começa a descer. Esta mesma válvula deve fechar assim que o pistão que desceu realizando a admissão começa a subir para realizar a compressão.
A válvula de descarga deve ficar aberta durante a subida do pistão que esta realizando a expulsão dos gases queimados e fecha momentos antes de ser atingida pela superfície do pistão.
Todo este sincronismo é possível graças ao uso de um mecanismo onde estão conjugados os seguintes elementos: Eixo de Cames, Correia Dentada ou Corrente de Comando e uma engrenagem montada na ponta do eixo de manivelas oposta ao volante do motor. Esta configuração pode ser diferente no caso de motores com o eixo de comando acionado por engrenagens.