PWR53

454 palavras 2 páginas
Troca da corrente sincronizadora: Classe A 160 e A 190
Procedimento de troca da corrente sincronizadora mercedes classe A 160 e A 190.
- Nos veículos Mercedes classe A, a fasagem do motor (ponto) é efetuada por uma corrente sincronizadora. Com o tempo podem surgir ruídos ocasionados pelo aumento do perímetro (comprimento) dessa corrente ou devido ao mau funcionamento de seu tensionador hidráulico. Esse ruído assemelha-se ao que ocorre quando a correia poly-V está excessivamente tensionada.
- Antes de se decidir pela troca da corrente é recomendada à limpeza interna de seu tensionador e alojamento (o tensionador pode ser facilmente desmontado) - Figura 1.
- O procedimento convencional de substituição da corrente sincronizadora dos motores dos veículos Mercedes Classe A, prevê a retirada do motor (estima-se o tempo de mais de 12 horas para realização desse trabalho).
- A seguir, demonstraremos como sincronizar e substituir a corrente, sem retirar o motor.

Sincronismo da corrente do motor
- Retire a tampa de válvulas;
- Gire manualmente o motor até que a marca existente na engrenagem do eixo comando de válvulas, alinhe-se com a referência existente na capa do mancal do primeiro cilindro
(figura 3);
- Nessa condição, o primeiro cilindro deve se encontrar no ponto morto superior-PMS, no final da fase de compressão;
- Quando o primeiro cilindro encontra-se no PMS a marcação OT existente na polia do virabrequim deve estar alinhada com a referência fixa existente na capa da corrente do motor (figura 3). Em caso de dúvida confira o PMS do primeiro cilindro com o auxílio de um relógio comparador.

Substituição da corrente do motor
- Com o motor já em sincronismo e sem a tampa de válvulas, retire o tensionador hidráulico de seu alojamento (figura 1);
- Remova cuidadosamente um dos elos da corrente velha (figura 2). Note que no Classe
A a corrente do motor não possui elos diferenciados (emendas);
- Mantenha a corrente velha já aberta (sem um de seus elos) posicionada nas

Relacionados